PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS

Através de uma parceria entre o MEC - Ministério da Educação e o MINC - Ministério da Cultura, foi lançado no ano de 2014 o Programa Mais Cultura nas Escolas, o qual, através de Edital, selecionou 5.000 projetos de todas as regiões do Brasil visando o desenvolvimento de atividades culturais nas escolas públicas.


Para a nossa felicidade, o projeto de autoria do Compositor e Ambientalista Sergio Vieira, foi um dos selecionados, possibilitando a implantação do projeto "Cultura Indígena Parakanã" durante o ano de 2015 na Escola Municipal Mato Grosso em Volta Redonda-RJ, levando aos alunos, professores e comunidade escolar informações relevantes sobre a cultura indígena através de: exposição fotográfica, oficinas (pintura corporal, artesanato, língua Tupi, cerâmica e música indígena), vídeo-debate, palestra e apreentação musical.
O projeto contou com a participação especial do indígena Carlos Tukano, da etnia Tukano (São Gabriel da Cachoeira-AM), que mora ha muitos anos na cidade do Rio de Janeiro, mas se mantém fiel e presente junto ao seu povo, lutando pelo respeito aos direitos dos povos indígenas.
Sergio Vieira viveu na Amazônia durante cinco anos coordenando um projeto socioambiental junto aos indígenas Parakanã (Tupi), que quase foram extintos nas décadas de 60 e 70 em função dos contatos desordenados com a nossa sociedade.
Desde que retornou a Volta Redonda-RJ por volta de 1996 Sergio Vieira vem desenvolvendo projetos de valorização e divulgação da cultura indígena em centros culturais, escolas e universidades em diversas cidades do Brasil.
Assista agora ao vídeo "Cultura Indígena na Escola Municipal Mato Grosso" que mostra um resumo das atividades desenvolvidas durante o projeto.
Se gostar, curta, compartilhe e se inscreva no "Sergio Vieira". Assim você estará sempre atualizado sobre as nossas atividades e sobre a cultura indígena no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense