CD, LIVRO E DOCUMENTÁRIO

Na convivência harmoniosa com os indígenas Parakanã na Amazônia durante cinco anos, o compositor e ambientalista Sergio Vieira mergulhou fundo na cultura e nas tradições do povo Parakanã e, desde o seu retorno ao Rio de Janeiro/Volta Redonda, vem organizando os dados coletados na sua pesquisa etnográfica, os quais serão lançados da seguinte forma:

CD Serenata Tupi
Fusão Inédita da MPB com a Língua Tupi

Nesse CD será divulgado o trabalho inédito de fusão da MPB (Samba, Toada, Baião, etc.) com a língua Tupi (dialeto Parakanã), através da gravação de músicas feitas em parceria com os indígenas , incluindo ainda vinhetas de músicas tradicionais indígenas e músicas de outros compositores brasileiros sobre o tema. O disco encontra-se em fase de pré-produção e contará com as participações especiais de: Milton Nascimento, Joyce Moreno, Toninho Horta e Dori Caymmi, entre outros.

Ouça agora canções (pré-produção)  que estarão no CD "Serenata Tupi".

Canto de Abertura (Sergio Vieira)
https://soundcloud.com/sergio-vieira/canto-de-abertura

Oropotareté (Nós Gostamos muito de Você) - Sergio Vieira e Motiapewa Parakanã
http://soundcloud.com/sergio-vieira/oropotaret-eu-gosto-muito-de

Orexatá Okoipam te (Nossa Banana Acabou) - Sergio Vieira e Kwatinema Parakanã http://soundcloud.com/sergio-vieira/0rexat-okoipam-te-a-nossa


Livro “Viagem Musical na Amazônia.” 
                                                               
Com cerca de 450 páginas, aborda temas como: história dos povos indígenas no Brasil, trajetória do povo Tupi Parakanã, implantação das escolas indígenas, relatos de viagem e dados etnolinguísticos, e fotografias, entre outros. Fruto de uma convivência harmoniosa dentro de um projeto que, ao contrário de outras experiências desastrosas, trouxe inúmeros benefícios para os índígenas, colaborando efetivamente para a sua preservação. Conta também em detalhes, como se deu uma experiência inédita de fusão da língua tupi (dialeto Parakanã) com a MPB e como isso foi fundamental para a recuperação sóciocultural dos indígenas. O livro encontra-se em fase de revisão final e tem o seu lançamento previsto para o segundo semestre de 2020 nas principais capitais do Brasil e no exterior.

Vídeo-documentário curta-metragem “Awaeté Parakanã, o Povo de Verdade."

Com 23 minutos de duração e direção de Sergio Vieira, mostra a trajetória recente do povo indígena Parakanã (Tupi) abordando principalmente os prejuízos sofridos com a construção da Hidrelétrica de Tucuruí e, principalmente, como eles conseguiram, através de um projeto inovador de intercâmbio cultural, recuperar a sua autoestima e a vontade de viver, perdidas após os contatos desordenados com a nossa sociedade.

Assista agora em primeira mão o vídeo-documentário "Awaeté Parakanã, o Povo de Verdade".





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense