HISTÓRICO

Compositor, Pesquisador e Ambientalista, Sergio Vieira foi um dos coordenadores, do PROGRAMA PARAKANÃ (Convênio ELETRONORTE-FUNAI), um projeto de caráter socioambiental desenvolvido junto ao povo indígena Parakanã (Amazônia), cuja população quase foi dizimada nas décadas de 70 e 80 em função dos contatos desordenados com a nossa sociedade. O Projeto foi idealizado e coordenado pelo Indigenista Jose Porfírio de Carvalho, que era Consultor Indigenista da ELETRONORTE, financiadora do Programa Parakanã.
“Quando cheguei à aldeia Paranatinga com o meu violão, os índígenas me pediram que tocasse e cantasse pra eles. Imediatamente começaram a rascunhar poemas escritos espontaneamente no próprio dialeto (parakanã – tupi) e me pediram que os musicasse com ritmos da MPB.” Ao ouvirem as novas canções, os indígenas ficaram em êxtase, o que foi de fundamental importância para o bom andamento do projeto dali em diante. Toda aquela motivação dos Parakanã foi direcionada para a escola indígena, dando início a uma fantástica experiência de intercâmbio cultural que resultou na melhoria substancial da qualidade de vida dos Parakanã, cuja população saltou de cerca de 300 habitantes em 1992 para mais de 1500 indígenas em 2020.
Assista agora o vídeo "Chegando na Aldeia e Compondo com os Indígenas".



Através da escola indígena, que utilizava metodologia inovadora e valorizava as tradições do povo Parakanã, foram implantados diversos projetos nas áreas de: saúde, habitação, educação, produção agrícola, cooperativismo, cultura, sustentabilidade e empreendedorismo, os quais nortearam o processo de recuperação socioeconômica, política e cultural dos indígenas, livrando-os definitivamente do risco de extinção.
Nos últimos Sergio Vieira desenvolve projetos sobre cultura indígena, educação ambiental e desenvolvimento sustentável em empresas públicas e privadas, escolas e universidades através de: consultorias, palestras, vídeo-debates, exposições fotográficas, oficinas e apresentações musicais, abordando a metodologia e estratégias utilizadas no Programa Parakanã.
Veja abaixo algumas imagens de etapas que foram realizadas no projeto:


Sergio ao centro junto a lideranças da Aldeia Paranatinga
                                      
Sergio ao centro índígenas Parakanã na Aldeia Paranatinga

                              
Escola indígena / Aldeia Paranatinga Parakanã 

Construção de casas através da escola indígena


Abertura de estrada ligando a aldeia Maroxewara a Itupiranga


Festa tradicional Parakanã / Aldeia Paranatinga


                                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense