Memórias Ancestrais & Urbanas

A Estação das Artes, uma produtora cultural de Volta Redonda dirigida pelo Compositor e Produtor Cultural Sergio Vieira, implantou em Volta Redonda o maior projeto de arte urbana da região Sul Fluminense. Trata-se do Projeto Memórias Ancestrais & Urbanas, que foi o único da região do Médio Paraíba selecionado no Edital “Rua Cultural” da SECEC-RJ (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do RJ) em todas as fases do edital, obtendo a nota máxima (100).

O projeto proporcionou que dois imensos painéis fossem pintados na técnica grafite, sendo um em homenagem aos metalúrgicos, medindo 20 metros de altura por 18 metros de largura na fachada do prédio situado à Rua Neme Felipe nº 55 no bairro Aterrado, que foi pintado pelo artista urbano Marcelo Eco, do Rio de Janeiro, um dos mais conceituados do país. Um segundo painel em homenagem aos povos indígenas (os quais habitaram a nossa região desde o século XVIII) medindo 8 m de altura por 30m de largura também foi pintado na fachada de uma loja, em frente à Chaminé do século XVIII, na mesma rua e bairro pelos artistas urbanos Jader Matos e Guilherme Koslowski de Volta Redonda.

Os três artistas ainda ministraram uma oficina para alunos da Escola Estadual Barão de Mauá compartilhando suas experiências em arte urbana e deixando e como legado, a pintura do muro da escola.

A Estação das Artes Produções, sediada há mais de vinte anos na cidade, tem sido uma grande parceira de Volta Redonda na área cultural, pois desde 2019 tem tido diversos projetos culturais selecionados em editais da SECEC-RJ (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do RJ), os quais vêm sendo realizados em Volta Redonda, contribuindo assim para o desenvolvimento e ampliação do acesso aos bens culturais na nossa cidade.

Esse projeto é de suma importância para Volta Redonda e região Sul Fluminense, pois vem contribuir, entre outras coisas, para o fortalecimento do turismo, criando também novas opções culturais para os moradores, através de ações que serão implantadas após a sua inauguração, transformando aquela área do bairro Aterrado em um “Corredor Cultural”. “Pretendemos também com esse projeto e com a parceria de outras instituições públicas e privadas revitalizar economicamente aquela área do bairro Aterrado, que abriga uma Chaminé do século XVIII (Patrimônio Artístico Municipal) e o primeiro mercado popular de Volta Redonda (atual mercado das bicicletas)”, observa o Compositor Sergio Vieira, idealizador e coordenador do projeto.


Marcelo Eco - Painel de 20x18m  em homenagem aos metalútgicos

Arte urbana como ferramenta de transformação na vida das pessoas. Com esse objetivo e com produção da Estação das Artes, a cidade está recebendo dois grandes painéis no bairro Aterrado.
De acordo com o Secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, o projeto nasceu ano passado em reunião com a Secretaria de Estado de Cultura. “Mostramos a importância de se fazer arte urbana em todo o estado, considero a arte como ferramenta de transformação na vida das pessoas. Então, montamos o edital e diversos projetos foram contemplados, incluindo o proposto pela Estação das Artes, através de Sergio Vieira, o proponente do projeto de Volta Redonda”, disse.

                                                   Guilherme Koslowski e Jader Mattos Painel medindo 280m2 em homenagem aos povos indígenas



Sobre os Artistas

Marcelo Eco é um dos artistas urbanos mais conceituados do país e está incluído numa lista entre os 15 melhores do Brasil, ao lado de artistas do porte do internacional Eduardo Kobra, entre outros.

Um dos precursores na valorização da arte urbana no país, que antes era taxada de “pichação”, abrindo caminho para que inúmeros artistas pudessem mostrar e divulgar os seus talentos, deixando as cidades do Brasil mais coloridas e alegres.

Com experiência internacional, vem participando ativamente de painéis, mostras, exposições, cursos e oficinas em diversos países, além de atuar em vários estados do Brasil, sempre tendo como sua bandeira principal a arte e a cultura em prol de mais qualidade de vida e mais arte e cultura disponíveis para todas as pessoas.

Guilherme Koslowski e Jader Mattos são artistas urbanos de Volta Redonda e estão incluídos entre os mais participativos e conceituados de toda a região Sul Fluminense com trabalhos realizados em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e também em outros estados.

Vêm participando ativamente da vida cultural de Volta Redonda, realizando mostras, cursos e painéis de arte urbana, contribuindo fortemente para a melhoria do acesso da população aos bens culturais, colorindo e alegrando a nossa cidade com seus talentos.

Uma das exigências do Edital Rua Cultural foi exatamente essa troca de experiências entre artistas locais e de projeção nacional e/ou internacional, o que acabou ocorrendo de uma maneira magnífica, tendo sido muito proveitoso e gratificantes para os três artistas envolvidos no projeto.

Serviço:

Memórias Ancestrais & Urbanas / Edital Rua Cultural da SECEC-RJ

Projeto e Execução: Estação das Artes Produções

Artistas: Guilherme Koslowski, Jader Mattos e Marcelo Eco

Realização: Secretaria Estadual de Cultura Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC-RJ

Apoio Cultural: SMC – Secretaria Municipal de Cultura

Cerimônia Oficial de Inauguração: dia 13 de janeiro de 2023

Local: ao lado da Loja Kipapel, no bairro Aterrado em Volta Redonda.

Contatos: Estação das Artes Produções (Sergio Vieira): (24) 99935-1630



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense