Sergio Vieira Retoma Contato com Indígenas Parakanã
- O Compositor e pesquisador Sergio Vieira vem retomando o contato com seus amigos indígenas Parakanã (Amazônia), com os quais conviveu entre 1991 e 1996. Nessa época Sergio e os indígenas realizaram uma parceria musical e cultural que foi fundamental para o reencontro da etnia com a sua própria cultura, após os contatos desordenados com a nossa sociedade a partir da década de 1960 por causa da construção da rodovia Transamazônica e da Hidrelétrica de Tucuruí, cujo lago inundou parte do seu território. Nos recentes contatos, feitos há poucos dias atrás, Sergio e os indígenas relembraram dos tempos difíceis dos anos 90 e também dos momentos de festa e descontração no grande templo da Floresta Amazônica. Falaram também de novos projetos e futuras parcerias. "Durante os cinco anos em que estive com os Parakanã, os indígenas escreveram poemas no dialeto Parakanã (Tupi) e me pediram que os musicasse com ritmos da MPB (Samba, Bossa Nova e Toada, entre outros) nos contou um Sergio empolgado! Essas canções serviram de metodologia na escola indígena que estava sendo implantada naquela época. Posteriormente com a consolidação da escola, os awaeté (como se autodenominam e que significa Gente de Verdade) puderam retomar a trilha perdida anteriormente e a sua população voltou a crescer de maneira sustentável, saltando de 300 indivíduos em 1991 para quase 2000 indígenas em 2024. Agora chegou a hora de implantar novos projetos que possam contribuir efetivamente com a preservação cultural da etnia Parakanã, através da economia criativa e sustentável, alicerçada na manutenção da cultura, da sua língua e da sua terra, finaliza o compositor e pesquisador."
Assista agora a uma reportagem na TV Rio Sul/TV Globo sobre a convivência de Sergio Vieira com os indígenas Parakanã na Amazônia na década de 1990.
Desejo que essa RETOMADA SEJA PROVEITOSA PARA AMBOS! SE A POPULAÇÃO CRESCEU MUITO, PROVAVELMENTE AS NECESSIDADES BÁSICAS ( EDUCAÇÃO, SAÚDE E SANEAMENTO) TAMBÉM AUMENTARAM! BÃO TRABALHO!
ResponderExcluir