SERGIO VIEIRA - Serenata Tupi

 O evento visa compartilhar, no meio acadêmico e comunidade, através de um “Concerto - Palestra”, detalhes e momentos de uma viagem musical na Amazônia. E o mais instigante é que o ponto de partida foi uma parceria musical inusitada entre Sergio Vieira e alguns indígenas da etnia Parakanã, habitantes da Terra Indígena Parakanã, que escreveram poemas no próprio dialeto e pediram que Sergio os musicasse com ritmos da Música Popular Brasileira. Dessa fusão, nasceram: Samba, Toada e Bossa-Nova, entre outros. Essa experiência (de musicalização de poemas indígenas) foi levada para a escola indígena que estava sendo implantada naquela aldeia.

Revolucionou, não só a escola, como também toda a comunidade indígena, que esteve ameaçada de extinção nas décadas de 60 e 70 e que, a partir desse trabalho, retomou o crescimento demográfico com sustentabilidade e mantendo suas raízes culturais, sendo que a sua população, passou de 380 (1992) para 1500 habitantes atualmente.

Um belo exemplo para a educação no Brasil, à qual, apesar das leis regulamentando o ensino das culturas indígena e afro-brasileira nas escolas, ainda está longe de ter esse processo consolidado.

O projeto “Serenata Tupi” foi selecionado em 2021 no Edital Retomada Cultural II da SECEC-RJ (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), contando, portanto, com o patrocínio do Governo do Estado do RJ para se apresentar em alguns vários do estado do Rio de Janeiro.

Acompanhado por seu violão, durante aproximadamente 1h, Sergio Vieira aborda os principais aspectos da sua importante experiência de vida junto ao povo Parakanã, transitando por temas como: educação, música, história, diversidade cultural e sustentabilidade.

O público poderá participar fazendo perguntas e comentários ao final da apresentação.

Compositor e Ambientalista, Sergio Vieira é natural de Volta Redonda e viveu na Amazônia durante cinco anos pesquisando a cultura do povo indígena Parakanã, através do Convênio ELETRONORTE-FUNAI.

Nos últimos anos vem compartilhando os resultados da sua convivência com os povos indígenas através de palestras-concertos, projetos culturais, educativos e exposições fotográficas em diversas instituições públicas e privadas.

Atualmente, entre outros projetos, prepara-se para o lançamento do livro “Vozes Silenciadas – Povos Indígenas no Rio de Janeiro” – Editora Estação das Artes e o single duplo “Sergio Vieira” – Gravadora Estação das Artes, incluindo a música Awaeté (Gente de Verdade), composição feita em parceria com o guitarrista Toninho Horta e “Milagre das Águas”, composição de sua autoria feita em homenagem ao Rio Paraíba do Sul.


SERENATA TUPI – Sergio Vieira

IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Rua José Breves, 550 – Pinheiral-RJ.

Dia 17/12/22 às 11h

Aberto à comunidade.

Estação das Artes Produções (24) 99935-1630




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense