VOZES SILENCIADAS

O livro "VOZES SILENCIADAS", do músico e pesquisador SERGIO VIEIRA  aborda, a partir do século XVIII, o processo de escravização e de extinção dos povos indígenas que habitaram o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região Sul Fluminense.

Puri, Coropó, Arari e Coroado são algumas das etnias indígenas que habitavam região Sul Fluminense há muitos e muitos anos atrás, ou seja, são os antepassados mais próximos dos habitantes atuais de cidades como: Volta Redonda, Valença, Resende e Barra Mansa, entre outras.

Trata-se de um documento importante para que se possa conhecer mais sobre a nossa ancestralidade, além de um material de pesquisa importante para os professores e estudantes se atualizarem sobre esse tema.

No livro os leitores poderão conhecer também: vocabulário da etnia Puri (o maior grupo que habitava a região Sul Fluminense), ilustrações e perspectivas para o futuro de alguns poucos representantes desses povos que ainda se encontram entre nós. Os leitores também poderão saber detalhes sobre as estratégias covardes utilizadas pelos colonizadores para enganar, escravizar e varrer os indígenas do estado do Rio de Janeiro.

Feito com recursos da Lei Aldir Blanc, através da SMC – Secretaria Municipal de Cultura, o livro “Vozes Silenciadas – Os Povos Indígenas no Rio de Janeiro” já está à disposição dos interessados para pesquisas na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, ou através da aquisição diretamente na Editora Estação das Artes em Volta Redonda.

O autor, Sergio Vieira, que é natural de Volta Redonda, além de escritor, é compositor e pesquisador da cultura indígena no Brasil, tendo vivido durante cinco anos na Amazônia pesquisando a cultura dos povos indígenas, em especial, da etnia Parakanã (Tupi).

Estudioso, já ministrou palestras nas principais universidades do Rio de Janeiro, entre elas: UFRRJ, CEDERJ (UNIRIO, UERJ, UFRJ, UFRRJ e UENF), além das universidades locais, como: UBM, UGB e UNIFOA.

O lançamento em Volta Redonda foi feito no UGB – Centro Universitário Geraldo Di Biase em Volta Redonda através do curso de História, onde público pode ter um contato mais direto com o autor para tratar de um tema tão importante e atual como é a cultura indígena.

O livro encontra-se à venda na Loja Estação das Artes no link

Loja Estação das Artes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense