MORTES POR COVID 19 EM VR. ALERTA MÁXIMO.

Infelizmente a notícia é dramática! Os casos de covid 19 dispararam em Volta Redonda a partir de dezembro/2020. Segundo o Jornal Diário do Vale, em dezembro/2020 foram 28 óbitos na cidade e em janeiro/2021 esse número disparou para 105 mortes. Um aumento assombroso de 375% que deixa ainda mais perplexos os moradores, que ficam à mercê de informações confusas, muitas vezes baseadas em interesses econômicos ou políticos. Abaixo, o link da matéria no jornal Diário do Vale:

https://diariodovale.com.br/tempo-real/vr-dispensa-tratamento-precoce-contra-a-covid-19-e-volta-a-protocolo-antigo/


Surpreso, o blog compartilhou com alguns leitores, pelo whatsapp, a notícia e logo em seguida recebemos uma ligação de um(a) secretário(a) municipal de Volta Redonda nos alertando que o tratamento descrito na matéria do jornal Diário do Vale não era oficial da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro e sim de um infectologista ligado a referida universidade. Posteriormente, encontramos no site do Programa Dário de Paula um artigo falando sobre esse tratamento precoce e confirmando que não seria uma pesquisa oficial da UFRJ. Leiam no link abaixo:

https://www.programadariodepaula.com.br/2021/02/01/ufrj-nao-reconhece-eficacia-de-tratamento-precoce-contra-a-covid-19-adotado-no-ano-passado-por-vr/

A partir daí, buscamos confirmar essas informações nos órgãos oficiais do município de Volta Redonda, começando pela Secretaria Municipal de Saúde, onde fomos informados de que esses dados somente poderiam ser obtidos junto à Coordenação de Vigilância Epidemiológica. Lá fomos informados que somente a coordenadora, que estava em reunião, poderia passar esse tipo de informação. Em seguida, telefonamos para o Gabinete do Prefeito, onde nos sugeriram entrar em contato com a SECOM - Secretaria Municipal de Comunicação, onde fomos informados que tinham conhecimento da matéria no jornal e que estava sendo preparada uma nota esclarecedora sobre a informação do aumento exponencial do número de óbitos mencionado na matéria do jornal Diário do Vale.

Sobre o aumento geométrico das mortes mencionado na matéria do Diário do Vale, o jornal cita como fonte a Secretaria Estadual de Saúde, sendo que no site do referido órgão, constam números, planilhas e mapas confusos e de difícil entendimento para o cidadão, cujo link se encontra abaixo:

http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#

Na página da Secretaria Municipal de Saúde consta o número de 392 óbitos, dados do dia 01/02/2021.

https://new.voltaredonda.rj.gov.br/coronavirus

Na página da Secretaria Estadual de Saúde consta o número de 411 óbitos em 02/02/2021 no link acima (painel.saúde.rj.gov.br).

Em contato com o Jornal Diário do Vale, o mesmo nos confirmou os números de 28 óbitos em dezembro (fonte Secretaria Municipal de Saúde) e 105 mortes em janeiro (fonte Secretaria Estadual de Saúde).

Dessa forma, aguardamos ansiosos pela nota da SECOM para podermos ajudar no devido esclarecimento à população.

É preciso que as autoridades responsáveis pela saúde em Volta Redonda mantenham a população muito bem informada em tempo real, pois quem busca esses números, não pode ficar a ver navios. Além do mais, informação atualizada e confiável somente poderá ajudar no combate a essa pandemia devastadora. Finalmente, o poder público tem o dever de dar a devida publicidade aos fatos de interesse público.

Se já não bastasse o sofrimento dos cidadãos com a perda de seus entes queridos, a população ainda têm que enfrentar, no dia a dia, a falta de informações precisas e confiáveis.

Saibam, tantos quantos forem necessários, que a história não poupará, de forma alguma, os que no usufruto de cargos públicos omitem ou negligenciam informações de interesse da população, principalmente as que se referem a uma pandemia que já vitimou mais de 225.000 vidas de nossos irmãos brasileiros.

Da nossa parte, doa a quem doer, estaremos sempre do lado da verdade e da TRANSPARÊNCIA, pois o nosso compromisso é com os cidadãos e não com as instituições.

Sendo assim, quando obtivermos novos dados relevantes e confiáveis sobre esse tema, iremos divulgá-los imediatamente, visando manter a população cada vez mais bem informada, contribuindo para que mais e mais pessoas se conscientizem da gravidade dessa pandemia e que, cada vez mais se protejam assim como a seus familiares e entes queridos, seguindo à risca as orientações das autoridades sanitárias vigentes.





Comentários

  1. Eita, as contradições nas informações dos serviços de saúde pública, sejam municipais, estaduais ou federais só cooperam para aumentar a nossa insegurança e desinformação! VAMOS CONTINUAR FISCALIZANDO E COBRANDO!

    ResponderExcluir
  2. Eita, as contradições nas informações dos serviços de saúde pública, sejam municipais, estaduais ou federais só cooperam para aumentar a nossa insegurança e desinformação! VAMOS CONTINUAR FISCALIZANDO E COBRANDO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense