Indígenas Parakanã Sofrem Ataques nas Redes Sociais

A Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) disse, nesta segunda-feira (2), que indígenas da região de Novo Repartimento estão sofrendo ataques e sendo alvo de discurso de ódio, após a morte de 3 caçadores dentro da Terra Indígena Parakanã.
"Manifestamos repúdio aos intensos ataques aos povos indígenas, que estão sendo alvos de discurso de ódio nas redes sociais e em Novo Repartimento - por conta dos corpos terem sido encontrados dentro da Terra Indígena Parakanã", diz a nota.
A Fepipa também reiterou que "as investigações ainda estão em curso e repudia comportamentos que incitem a violência contra o povo Awaeté Parakanã, que vive na região".
Os corpos foram enterrados na noite de domingo (1º). Eles invadiram a Terra Indígena para caçar no dia 24 de abril, e desapareceram. O velório ocorreu na Câmara Municipal de Novo Repartimento. Nas ruas da cidade houve protesto.
A autoria do crime e a motivação ainda não foram esclarecidas pelas autoridades. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Pará.
Infelizmente a mídia, conscientemente ou não, acaba colocando a população contra os indígenas ao não questionar, por exemplo, o por que da invasão à Terra Indígena pelos caçadores? Ademais, ninguém têm provas de que foram os indígenas  os autores dos crimes. Julgamentos à revelia da justiça e linchamentos públicos viraram moda nesse obscuro Brasil governado por milicianos que insistem e desrespeitar a Constituição Federal.
Os órgãos federais que deveriam proteger os povos indígenas, como a FUNAI, o IBAMA e a própria PF perderam a credibilidade pois foram aparelhados para servir somente aos interesses do atual desgoverno.
Estamos atentos, assim como as instituições de apoio aos povos indígenas, para que mais atrocidades não sejam cometidas contra os povos indígenas. Chega!

                  Existem placas indicando a proibição da entrada na Terra Indígena Parakanã


                  Antes da chegada da Poliícia Federal, os indígenas foram intimidados pela PM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense