Novo Corona Vírus nos Presídios, uma Tragédia Iminente.

Faz-se necessário que os tribunais de justiça tomem providências urgentes no sentido de liberar presos provisórios e outras categorias de presos, a serem estabelecidas pela própria justiça, a fim de que seja evitada uma tragédia humana sem precedentes, que já se desenha num horizonte muito próximo.
Presos amontoados em galerias e celas junto a outras dezenas de presos, os quais já se sabe, têm imunidade baixa devido as condições em que vivem, são um grupo de risco para essa pandemia que vem matando milhares de pessoas no mundo todo.
O isolamento a que estão submetidos não os torna protegidos, já que os agentes penitenciários entram e saem das unidades prisionais diariamente, o que aumenta o risco de contaminação dos internos. De que adianta restringir as visitas se os policiais continuam entrando e saindo dos presídios?
Temos visto já iniciativas de alguns tribunais de justiça, de juizes e desembargadores no sentido de liberar algumas categorias de presos, diminuindo o número de internos em situação de risco e possibilitando a abertura de novas vagas nos presídios para aqueles que continuam a cometer crimes violentos no dia a dia.
Será preciso que a justiça tome as decisões certas o mais rápido possível, enquanto ainda não se iniciou o processo de contaminação de internos, o que poderia causar, não só mortes como também rebeliões e motins, como já ocorreram em São Paulo nos últimos dias.
A justiça e a sociedade não podem negligenciar essa questão, sob pena e risco de se tornarem arquitetos de uma tragédia humana que pode ser evitada, se as devidas providências forem tomadas no tempo certo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense