Ruralistas Pressionam e Presidente da FUNAI é Demitido

O general Franklimberg Ribeiro de Freitas foi demitido do cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O próprio militar confirmou a informação e aguarda a publicação da sua exoneração no Diário Oficial da União. Na tarde do dia 11/06/2019, Franklimberg disse que recebeu uma ligação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informando sobre a sua exoneração.
Ele estava na presidência da fundação desde janeiro e passou a ser alvo da pressão de ruralistas liderados pelo secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura (Mapa), Luiz Antonio Nabhan Garcia.
Questionado sobre o assunto, o general disse que a FUNAI continua a ser alvo de interesses sem nenhuma relação com a causa indígena e que estes, mais uma vez, prevalecem no caminho da autarquia ligada ao Ministério da Justiça (MJ).
A realidade é que, infelizmente, assessores do presidente da República que pensam quem conhecem a vida e a realidade dos povos indígenas têm assessorado muito mal o presidente da República, disse Franklimberg à reportagem, sem citar o nome de Nabhan.
Luiz Antonio Nabhan Garcia é amigo de longa data do presidente Jair Bolsonaro. Presidente licenciado da União Democrática Ruralista (UDR), passou a ser o principal articulador das mudanças na demarcação de terras indígenas e licenciamento ambiental envolvendo essas áreas. Ocorre que o governo não conseguiu manter a FUNAI debaixo de seu controle no Mapa e viu a fundação voltar para o MJ, após derrota no Congresso.
A informação que recebi é que na quinta-feira, dia 14, quando a FUNAI voltará para o Ministério da Justiça, já não estarei como o seu presidente. Existem forças externas e poderosas agindo sobre a Fundação Nacional do Índio. Infelizmente a história nos mostra que essas forças vêm prevalecendo sobre as políticas indígenas, disse o general. Não fiz nada de errado. Procurei cumprir com todas as missões institucionais e as políticas do governo. Hoje o futuro da FUNAI é incerto, concluiu o militar.

Resultado de imagem para general franklimberg de freitas
         O General Franklimberg de Freitas com o Cacique Raoni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense