SERENATA TUPI NO INVERNO CULTURAL 2018

No último dia 22 de agosto, o compositor e ambientalista Sergio Vieira apresentou-se, ao lado do percussionista Rodrigo Vieira no Centro Cultural da Fundação CSN, projeto Inverno Cultural 2018 em Volta Redonda-RJ.
O projeto, que foi realizado através de uma parceria entre a Fundação CSN e a Prefeitura de Volta Redonda/Secretaria de Cultura, aconteceu entre os dias 22 e 25 de agosto e teve uma programação bastante diversificada nas áreas de literatura, artes visuais e música.
"Foi mais uma excelente oportunidade de estar apresentando para alunos, pais e professores a minha experiência de convívio por mais de cinco anos com os indígenas Parakanã (Amazônia), abordando aspectos mais do que importantes para uma convivência respeitosa e harmoniosa com os indígenas, que na verdade são nossos antepassados, afirma Sergio Vieira."
Trata-se de uma experiência muito importante nesse sentido pois fizemos a abertura de uma exposição super interessante dos alunos da Escola Municipal Balãozinho Vermelho que abordava as culturas afro e indígena.
É fundamental esse tipo de atividade para as crianças, alunos e professores pois precisamos cultivar o respeito pela diversidade cultural do Brasil.
Sergio Vieira, que morou na Amazônia durante cinco anos, vem desenvolvendo nos últimos anos um trabalho voltado para a valorização da cultura indígena através de palestras, oficinas, exposições fotográficas e apresentações musicais em escolas, centros culturais e universidades.
No próximo dia 19 de setembro estará na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica-RJ ministrando a palestra "Aspectos Socioculturais na Preservação da Área Indígena Parakanã" no evento I Fórum da Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais.

Sergio Vieira com o percussionista Rodrigo Vieira
                                         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense