PALESTRA-CONCERTO ONLINE

Na palestra-concerto "Chegando na Aldeia e Compondo com os Indígenas" Sergio Vieira conta em detalhes como foi a sua experiência junto aos indígenas Parakanã na Amazônia.
“Quando cheguei na aldeia com o meu violão e toquei para eles músicas de minha autoria, alguns indígenas logo começaram a escrever poemas no próprio dialeto, e me pediram que os musicasse com os nossos ritmos pois queriam ver a língua deles (dialeto Parakanã. tronco linguístico Tupi) unido à nossa música. Isso resultou na fusão inédita da língua tupi (dialeto Parakanã) com alguns ritmos da música popular brasileira. ” Samba, Toada e Bossa Nova foram alguns dos frutos dessa parceria!
A partir dessa inusitada parceria, uma mudança bastante significativa começou a ocorrer na vida dos indígenas, que tiveram uma melhora acentuada na qualidade de vida, livrando-os definitivamente da ameaça da extinção a que estiveram expostos desde a década de 60.
Estratégia, motivação, liderança e superação, são alguns dos conceitos enfatizados durante a palestra, tudo temperado com música e com "causos" muito interessantes ocorridos durante o convívio de Sergio com os indígenas por mais de cinco anos.
Assista agora o vídeo "Chegando na aldeia e Compondo com os Índios" que é uma pequena amostra do que ocorre na palestra!



Vídeo gravado  no Centro Cultural da Fundação CSN em Volta Redonda onde o compositor e pesquisador Sergio Vieira canta e conta um pouco da sua experiência de vida junto aos indígenas Parakanã na Amazônia. Assista agora.










        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZES SILENCIADAS

Memórias Ancestrais & Urbanas

I FENASF - Festival Novos Autores Sul Fluminense